Segundo o
IBGE, as festas de Carnaval e São João têm atraído cada vez mais turistas para
o estado e o setor cresceu 44%.
Beneficiários dos Programas Mais Renda e Minha Renda fortalecem o sucesso do Pré-carnaval do Maranhão 2025.
O tradicional pré-carnaval do Maranhão 2025 iniciou no último domingo (02) e já promete ser mais um marco cultural, econômico e social para o estado. Além das diversas atrações locais e nacionais, a festa deste ano destaca a participação ativa dos beneficiários do Mais Renda e Minha Renda, programas do Governo do Maranhão, coordenados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), que visam a geração de emprego, renda e inclusão socioprodutiva de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Inclusão Socioprodutiva no Maranhão
Desde sua criação, o Programa Mais Renda já beneficiou mais de 5.264 empreendedores em 157 municípios maranhenses, oferecendo capacitação e equipamentos para atuação nos setores de alimentação, beleza, confeitaria e costura. Vale ressaltar que 83% dos beneficiários são mulheres. Recentemente, uma parceria com a Equatorial Maranhão resultou na distribuição de mais 1.000 carrinhos para novos beneficiários, ampliando as oportunidades de geração de renda durante o período carnavalesco.
“Se você tiver naquela broca, dá um pulinho aqui na nossa praça de alimentação. Aproveite que vão ter várias atrações nesse pré-carnaval e vai ter carnaval também. Estamos esperando vocês”, disse Natividade Correa, beneficiária do Mais Renda.
O Programa Minha Renda, lançado no final de 2023 e focado na comercialização de bebidas, alcança novos beneficiários, complementa as ações de inclusão socioprodutiva e amplia a renda dos participantes. Juntos, esses programas reforçam o compromisso do Governo do Maranhão com a geração de oportunidades e a redução das desigualdades.
Geração de Emprego e Renda no Carnaval
A participação dos beneficiários no Carnaval é significativa. No Circuito #VEMPROMAR, na Avenida Litorânea, por exemplo, foi montada uma praça de alimentação exclusiva para que eles comercializem bebidas, lanches e refeições preparadas na hora. Essas atividades proporcionam renda extra para os empreendedores e proporcionam mais opções de alimentação para os foliões.
“Os programas Mais Renda e Minha Renda são dois programas muito importantes para eventos como esse no estado. Eles fortalecem a economia e aproveitam para gerar renda extra para as suas famílias. Os anos anteriores foram sucesso e esse será melhor ainda”, disse o secretário da Sedes, Paulo Casé.
Em 2024, o Carnaval do Maranhão movimentou cerca de R$ 313 milhões na economia local, gerando emprego e renda para mais de 9.800 pessoas, incluindo artistas, ambulantes e beneficiários dos programas Mais Renda e Minha Renda. Para 2025, a expectativa é de um impacto econômico ainda maior, consolidando o evento como um dos principais do Maranhão.
Compromisso do Governo com a Inclusão
O governador Carlos Brandão enfatizou a importância dessas iniciativas. “O Carnaval e o São João do Maranhão têm atraído cada vez mais turistas: o setor cresceu 44%, segundo o IBGE. Vamos seguir investindo para gerar emprego e renda, mostrando ao mundo as maravilhas do nosso estado”, destacou.
Com essas ações, o Governo do Maranhão reforça o compromisso na promoção da inclusão socioprodutiva e na oferta de mais oportunidades para a população em situação de vulnerabilidade.
Fonte: https://sedes.ma.gov.br/
mais informações:https://sedes.ma.gov.br/noticias/beneficiarios-dos-programas-mais-renda-e-minha-renda-fortalecem-o-sucesso-do-pre-carnaval-do-maranhao-2025