16/12/2020 11:05 am
Com o objetivo de informar sobre o processo de implementação do Novo Ensino Médio no Maranhão e cumprindo com o compromisso em elaborar um documento curricular de maneira coletiva, representativa e que atenda às necessidades e escolhas de todos os estudantes maranhenses, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou o evento virtual “Diálogo sobre a implementação da Lei n° 13.415/2017 no estado do Maranhão”.
O evento contou com a participação das professoras: Kátia Smole, do Instituto Reúna – que apoia a Implementação do Novo Ensino Médio no Brasil, e Socorro Fortes, supervisora de Currículo Escolar da Seduc e coordenadora Estadual do Projeto, que apresentará o plano de trabalho da implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual maranhense; além da superintendente de Gestão do Ensino e Desenvolvimento da Aprendizagem da Seduc, Profa. Eliziane Carneiro, que deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a importância desse diálogo para o êxito do Projeto no Maranhão.
“Esse é um momento muito importante de diálogo, informação e conhecimento. Nós já temos mantido diálogos com as escolas piloto sobre o processo de implantação, mas chegou o momento de dialogarmos com toda a rede dessa Lei que trouxe para nós muitas mudanças no Ensino Médio, com novas perspectivas de proposta curricular e também com os itinerários formativos. Então o nosso estado precisa se organizar e estruturar para essas mudanças e por isso é necessário que nós estejamos sempre promovendo esses momentos de diálogos e esclarecimentos com todos os nossos agentes escolares”, destacou a professora Eliziane Carneiro.
Destinado a gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores, o diálogo virtual contou com participação expressiva de educadores de todo o estado.
Em sua fala a professora Kátia Smole fez uma apresentação de como tem se desenhado a implementação do Novo Ensino Médio no Brasil e quais os propósitos dessas mudanças no processo de ensino aprendizado e formação cidadã de estudantes de todo o país, mostrando todas as etapas pelas quais passam o processo de implementação, desde as consultas públicas dos itinerários formativos até a efetiva adoção desse novo currículos nas unidades escolares.
“A escuta de todos nesse processo de construção é muito importante. É preciso a participação de todos. É a chamada para que possamos dizer ‘isso aqui é muito bom’ ou ‘isso não se adequa’, para que esse novo currículo posso atender às necessidades de todos os estudantes daquela região de maneira satisfatória. O novo currículo vem com um desejo de que a educação dos jovens do nosso país não seja mais vista como um problema, mas sim como solução. E cabe a nós, adultos e educadores, nesse momento, oferecer as condições para que essas soluções cheguem ao alcance de todos”, disse Kátia Smole.
Já a professora Socorro Fortes, em sua apresentação, mostrou aos internautas participantes como está o calendário de implantação do novo currículo no Maranhão, demonstrando os aspectos que vem sendo tratados durante todo o ano de 2020 junto aos professores das escolas piloto no estado.
“Estamos pensando em um plano de implementação de acordo com o diagnóstico e os momentos de escuta envolvendo todos os elementos das nossas comunidades escolares: gestores, professores e estudantes. O evento de hoje foi um marco desse diálogo, foi o primeiro de muitos que ainda virão para que possamos, com a participação de todos, construir um documento curricular de maneira coletiva e que atenda às necessidades e escolhas dos estudantes maranhenses”, concluiu Socorro Fortes.
Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Divulgação
15/12/2020
Fonte:https://www.educacao.ma.gov.br