MARANHÃO – Nesta terça-feira, 05, o Diretor Regional do Senac Maranhão, José Ahirton Batista Lopes, e o Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, assinaram o Termo de Cooperação Técnica, que garantirá o acesso gratuito da população LGBTQIA+ a vagas em cursos disponibilizados pelo Senac.
A iniciativa partiu de uma demanda apresentada pela comunidade em audiência pública com o Comitê da Diversidade do TJMA, que revelou a necessidade da expansão de acesso à qualificação profissional e ao mercado de trabalho para esse grupo. Os cursos serão disponibilizados em todas as unidades do Senac no Maranhão, nas áreas demandadas pelo público LGBTQIA+, conforme pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular e Organizações Não Governamentais em 28 municípios maranhenses.
O Senac oferecerá duas vagas por turma, nas programações de cursos profissionalizantes de formação inicial e continuada na modalidade presencial. Segundo o coordenador do Comitê de Diversidade do TJMA, juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, o grupo de movimentos sociais representativos da comunidade LGBTQIA+ fará a seleção das pessoas interessadas e informará ao TJMA, que enviará a lista final para compor o quadro de alunos do Senac.
O Diretor Regional do Senac Maranhão, José Ahirton Batista Lopes, afirma: “Devemos integrar o público LGBTQIA+, reservando vagas em todos os cursos do Senac. Espero que a gente faça um bom trabalho porque temos uma estrutura muito boa e disponibilidade para o serviço”.
Texto: Maria Júlia Sousa
Revisão: André L. Souza
Fonte: http://www.ma.senac.br/
Mais informações: http://www.ma.senac.br/2022/04/parceria-entre-o-senac-e-o-tribunal-de-justica-do-maranhao-disponibiliza-vagas-em-cursos-para-publico-lgbtqia/